sexta-feira, 29 de julho de 2011

UM POUCO SOBRE HISTÓRIA DO TAROT

Quando converso com as pessoas sobre o meu trabalho com o Tarot, uma das grandes curiosidades, além é claro das clássicas_"Tarot funciona mesmo?! - Consigo adivinhar o futuro?"_ é a respeito de suas origens. Então, penso eu, ser muito bacana falar um pouco sobre o material que temos a respeito disso, pelo menos aqui no Brasil. 

Etimologia: A procedência da palavra Tarot é indefinida. Alguns acreditam que venha de regiões européias, outros acreditam que venha do Egito ou mesmo da Atlântida. Outras fontes, como a Enciclopédia do Tarot, de Stuart Kaplan (dono da US Games) contam que não foi chamado de Tarot logo de cara, seu nome evoluiu com o tempo. Chamou-se Ludus cartarum, Naibis, Tarocco, Tarok, Tarocchino, etc... Até chegar ao seu nome atual. Para outros a palavra TARÔ , sem o a letra "T" no final, tem vários significados, como: ROTA, ATOR (DEUS EGÍPCIO), etc... Nossa tradição reconhece o Tarot como um nome hermético que cita o tarólogo como Senhor do próprio caminho.

Origens: Também é indefinida a origem deste jogo. Sim, eu disse jogo, e alguns devem se perguntar: 
-Mas Tarot não é um Oráculo??!! - NÃO! TAROT NÃO É ORÁCULO. Oráculo é definido como algo onde um Sacerdote ou Sacerdotisa está em contato direto com algum Deus ou Deusa, trazendo Necessidades, informações e respostas vindas direto desta Deidade.
Voltando em nossa conversa. Existem vários autores e ocultistas que alegam que venha da antiguidade. Outros, que venha da Idade média, bem como da própria Atlântida. Não existem comprovações destas afirmações, apenas estórias. As provas concretas são as seguintes: O Tarot foi visto pela primeira vez por volta do Século XIV na Europa. Naquela época a Europa não tinha suas divisões políticas como as de hoje, mas de qualquer forma o lugar é o que chamamos hoje de norte da Itália. Não apareceu com a formação atual, ou seja, 78 cartas, variando de 30 até 97 cartas. A Itália desenvolveu vários estilos de jogos com o Tarot utilizando apenas Arcanos maiores, apenas os menores, todos os arcanos ou ainda utilizando os maiores, os ases e as cortes dos menores _ (O simplório tarot dos Anjos da Mônica Bonfiglio utiliza esta formação). O Tarot foi muito utilizado pela nobreza, pela camada mais rica da sociedade medieval, inclusive em alguns castelos, haviam arcanos pintados em suas paredes. O Tarot era feito por artesãos (a profissão era EXCLUSIVA, ou seja: Havia artesãos apenas de tarots, profissão passada de pai para filho. Herança cultural e vocacional), e eram encomendados pelos nobres. As informações acerca de qual é o tarot mais antigo, também se divergem, alguns registros indicam que o mais antigo tarot que se tem preservado é o de GRINGONNEUR. Jacquemin Gringonneur desenha a Pedido do Rei Carlos I um tarot ricamente trabalhado com folhas de ouro e tintas apropriadamente preparadas, de estilo inconfundível. Este Tarot, criado em 1392 encontra-se no Museu da Biblioteca Municipal de Paris, restando apenas 17 arcanos. Existem outras especulações dizendo que foi o de Marselha, só que existem documentos que afirmam que o Tarot de Marselha foi criado por volta de 1925 em Marselha, que junto com outras cidades vizinhas, era uma grande produtora de tarots na Europa.

Em outro momento, continuarei a falar sobre o Tarot de Marselha e seus descendentes. Mas uma coisa é certa:  É um dos mais fantásticos "instrumentos" espirituais que existe. E fonte de inspiração para a minha vida. Conheci e pude trabalhar com muita gente boa por causa deste Caminho, sei que a mágica de seus Arcanos permeiam nossas vidas.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

1983_Casa de Brinquedo - Casa de Vinho_2011

Hoje eu acordei meio esquisito, com um nó na garganta. Sabe ? Daqueles que a gente sente quando perde alguém, ou coisa parecida? Dei uma vasta “escaneada” em meus arquivos mento-emocionais e não achei nada. Nem um tracinho. Procurei em fatos passados: Nada! Poderiam ser fantasmas passados? Amores antigos, ou mesmo amores não vividos? Sei não. Talvez sejam as respostas erradas. Aquelas que a gente dá na hora em que teria de ter dito o contrário, ignorando assim nossa mais sagrada intuição. Que sentimento estranho! Algo em mim com cara de não ser meu! Coisas como: “Às vezes me sinto estranho e às vezes sou só o que sinto!” (risos). Sei lá.
Na infância! Talvez esteja lá a resposta, porque não?
O sorvete não tomado, o brinquedo deixado de lado, o amigo esquecido e não visto há tanto tempo… seria a música que se foi? A roupa de rato? o amigo sapo? a roupa da escola, ou saudades da Dona Coruja? Não sei mesmo.
Poder ser a saudade do colo da mãe, do abraço do pai, ou do quentinho da cama da vó em uma noite de frio, pode ser também saudade do cafuné na cabeça ou do cachorro que parecia uma linguiça! (risos) Não sei muito bem.
Só sei que hoje acordei com um nó insistente na garganta, por uma pessoinha que nem conheci, que se lançou por um caminho sem volta, no meio da escuridão. Não falo de nossa Sombra querida cheia de Dons, mas do vazio.
Acordei hoje muito triste por uma menina que creio: Tem medo da solidão.
Acordei triste, porque antes mesmo de uma bela voz, era uma menina. Uma menina na escuridão. Que pena! Pensei mesmo, que eu iria ver uma menina brincando novamente, com os sons, com a voz e com o coração das pessoas que a ouviam.
Engraçado. Ouvi pouco suas músicas, mas vi muito dos teus “shows”, e por mais louco que seja, descobri que sofri por sua dor.
Vai menina, volta a brincar de casinha, de boneca e de bailarina.
Um beijo de um não-fã.

Troca de hospedagem

Queridos amigos, estou trazendo o blog TAROT UNIVERSO PESSOAL para o blogger. Este é o primeiro post. à partir de agora postarei todas as minhas atualizações e textos aqui. Beijos aí!